ClicProvas

Matemática para todos!

O Surgimento do Zero

      Uma das perguntas mais comuns que escutamos nas salas de aulas: Quem descobriu o zero? Devemos lembrar que a descoberta ou invenção do zero para representar o nada, foi uma das mais brilhantes da matemática. Os matemáticos estavam a procura de um significado e uma forma de registrar esta quantidade, mas mesmo assim alguns não o reconheciam, mesmo quando percebiam a sua existência.

      Existe duas formas de se usar o zero, ambas são muito importantes, sendo bem diferentes uma da outra.

    A primeira para indicar um lugar vazio em nosso sistema de numeração. Observe os números 4208 e 428, imagine se não existise o zero como iriamos diferenciar os dois números.

    A segunda forma de uso do zero esta relacionada a representar o nada.

    Também é justo dizer que o número zero está longe de ser um conceito intuitivo.

    Várias civilizações procuraram uma forma de lidar com esta quantidade.

    Até o ano de 400 AC os bailonios usavam dois simbolos em fomra de cunha onde hoje nós colocamos o zero, é bom lembrar que o sistema de númeração era totalmente diferente do que usamos atualmente.

     O zero também aparece nas escritas gregas, incialmente usadas em estudos relacionados a astronomia.

      Foi na India que o sistema de numeração evoluiu ao sofisticado sistema que usamos hoje. Muitos historiadores atribuem o uso do zero pelos indianos em seu sistema de numeração, por terem conhecimento do uso deste por astronomos gregos.

      Convem lembrar que o uso do zero como numero surgiu na matemática indiana. Os indianos usavam um sitema posicional para os número, onde nos lugares vazios colocavam o zero.      

      Bibliografria:

http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk

ClicProvas © 2017 Frontier Theme