ClicProvas

Matemática para todos!

O Surgimento do Número Pi

      As primeiras civilizações indo-europeias já tinham consciência de que a área do círculo é proporcional ao quadrado do seu raio, e de que a sua circunferência é proporcional ao diâmetro. No entanto, não se sabe quando se compreendeu pela primeira vez que ambas as razões são a mesma constante, simbolizada nos nossos dias pela letra grega .

      O símbolo que usamos hoje para representar esta constante foi introduzido em 1706 pelo escritor e matemático inglês William Jones e popularizado pelo matemático suíço Leonhard Euler no século XVIII.

    Arquimedes de Siracusa, o maior matemático da antiguidade, estabeleceu rigorosamente a equivalência emtre ambas as razões no seu tratado Medição de um Círculo.

     Todas as tentativas de calcular o número realizados na Europa até meados do século XVII se basearam nos principios de Arquimedes. Ludolph van Ceulen, matemático holandês do século XVI, dedicou grande parte da sua carreira ao cálculo de . Quase no final da sua vida obteve uma aproximação de 32 casa decimais.

      Em 1949 John Von Neumann utilizou o computador electrónico ENIAC durante setenta horas com o objetivo de calcular as primeiras 2037 cifras decimais de ; posteriormente outro computador gastou apenas treze minutos para calcular as primeiras 3.000. Em 1959, um computador utilizado na Inglaterra e outro na França calcularam as primeiras 10.000. O milhão de cifras foi conseguido por Jean Guilloud e M. Bouyer em um dia com uma CDC 7600. Devemos lembrar que outros cálculos foram feitos.

      Podemos observar que um cáculo tão complicado na antiguidade, hoje pode ser feito em um piscar de olhos usando uma simples calculadora.

    Bibliografia:

http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk
http://www.jgeraldes.net

ClicProvas © 2017 Frontier Theme