ClicProvas

Matemática para todos!

Galileu

Nascimento 15 de fevereiro de 1564 em Pisa
Falecimento 8 de janeiro de 1642 em Arcetri

    Quando era ainda estudante de Medicina na Universidade de Pisa, curso que cumpria para atender ao desejo de seu pai, Galileu Galilei acompanhou, por acaso, uma palestra sobre Geometria. Ficou tão interessado que começou a ler livros de Arquimedes sobre esse assunto e até convenceu o pai a deixá-lo trocar de carreira. Mais tarde, nas experiências científicas que viria a realizar, ficaria visível seu empenho em traduzir os fenômenos físicos em termos quantitativos e em descobrir as relações matemáticas que os descrevessem de maneira mais simples.
Ainda estudante, com 17 anos, ele constatou, ao observar um lustre oscilando na catedral, que os períodos de oscilação eram constantes, não dependendo da amplitude do movimento. Para confirmar sua descoberta, construiu dois pêndulos iguais e os pôs em movimento, com amplitudes diferentes. Ambos se moveram com o mesmo período, demonstrando que sua observação era correta e válida para qualquer pêndulo. Para efetuar as medições, Galileu recorreu a suas próprias pulsações cardíacas, pois na suaépoca não existia um relógio com ótica precisão.
Na época, aceitava-se a idéia de Aristóteles de que a velocidade de queda de um corpo era proporcional ao seu peso: corpos mais pesados cairiam mais rapidamente que os mais leves. Galileu demonstrou que os objetos leves eram apenas retardados pela resistência do ar; na queda de diferentes objetos pesados e compactos, não havia diferença de velocidade. Isso o fez supor que, no vácuo, todos os corpos, não importando seu peso ou forma, cairiam com velocidades iguais.
Das idéias deixadas por galileu, provavelmente a mais famosa foi seu conceito de inércia. Segundo ele, a inércia seria a tendência dos corpos a se manterem em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, razão pela qual um objeto situado na superfície não é deixado para trás enquanto o planeta se move e pela qual a trajetória de um corpo não parece ser afetada pelo movimento terrestre.
As diversas descobertas de Galileu formaram uma base para a ciência da Mecânica, que frutificaria plenamente no trabalhos de Newton, no século seguinte.
Galileu é, porém, até hoje amplamanente lembrado pela maneira como escapou de ser condenado à fogueira. Suas descobertas vinham levando-o a discordar cada vez mais da idéias de Aristóteles, então amplamente aceitas, de que o mundo celeste era perfeito e imútavel. Além disso, seu freqüente posicionamento contrário às idéias convendionais, bem como o hábito de ironizar seus opositores, fez grande número de inimizades, até que foi obrigado a se mudar para Pádua.
Foi em Pádua que Galileu construiu seus telescópios, com base em informações sobre instrumentos semelhantes inventados na Holanda, mas que eram utilizados como microscópios. Ao utilizá-los para observar o céu, Galileu faria constatações irreversíveis sobre a própria ordem do universo. Foi estas observações que o fez a afirmar que o universo não estava organizado conforme a versão oficial da Igreja. Ao que se via, ele podia até mesmo ser infinito.
Essas descobertas foram divulgadas numa publicação periódica chamada Sidereus nuntius (O mensageiros das estrelas).
Num novo livro, chegou a tocar em temas teológicos e, com isso, provocou a ira dos mais conservadores, que levaram o papa Pio V a declarar a teoria heliocêntrica de Copérnico, base de todo o trabalho, como heresia. Isso forçou Galileu a um silêncio que se estenderia por mais de uma década, Em 1632, já no pontificado de um novo papa, Urbano VIII, acreditou poder publicar, sem maiores problemas, seu livro Dialogo dei massimi sistemi (Diálogo sobre os grandes sistemas do universo).
Pelo conteúdo dessa obra, Galileu foi levado a julgamento no tribunal da Santa Inquisição.Em 1633, com quase 70 anos, foi obrigado a negar suas idéias, sob pena de ser queimado vivo.
Na última década do século XX, a Igreja Católica reconheceu o julgamento e condenação de Galileu injusta.

      Bibliografria:

http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk

ClicProvas © 2017 Frontier Theme