ClicProvas

Matemática para todos!

Euclides de Alexandria

      Não se sabe ao certo onde e quando nasceu Euclides, mas foi um dos sábios chamados para ensinar na escola criada por Ptolomeu. Esta era a sede principal do ensino sobre matemática e se encontrava na cidade de Alexandria em 306 a.C. e era chamada "museu". Diz-se que Euclides tinha grande capacidade e habilidade de exposição e algumas lendas caracterizam-no como um velho muito bondoso.

      No entanto, existe a certeza de que, devido a Euclides, os conceitos de geometria adquiriram forma cientifica na Grécia. Embora a sua origem se encontre no antigo Egito, local onde sentiu a necessidade de efetuarem medições da terra devido às inundações periódicas do rio Nilo.

    Euclides, fundou a sua própria escola de matemática por volta do ano 300 a.C.. E foi através desta que suas obras tomaram forma. Destas, a que mais se destaca são os trezes livros que constituem os "Elementos". Outra das suas obras, designa-se por "Data" que contém aplicações da álgebra à geometria, sendo sempre apresentados numa linguagem estritamente geométrica. Estas constituem duas das cinco obras sobreviventes de Euclides, as restantes se conhecem pelos nomes de "Os Fenómenos", "óptica" e "Porismas de Euclides".

    Pela importância das suas obras e pelo modo como foram apresentadas, estas constituíram a base de todo o pensamento matemático, pelo que, Euclides é considerado o criador da geometria euclidiana.

O Elementos

    

      Os elementos de Euclides é uma obra de 13 volumes onde são mostrados muitos dos conhecimentos adquiridos e transmitidos por Euclides. Estes livro e a bíblia são provavelmente os livro mais reproduzidos e estudados na história do mundo ocidental.

      O tratamento que Euclides tinha nas suas obras baseava-se numa dedução estritamente lógica de teoremas, um conjunto de definições, postulados e axiomas


Bibliografria:

http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk

ClicProvas © 2017 Frontier Theme